Sete benefícios gerados pela equidade nas empresas

Equidade de gênero e diversidade são pautas importantes e que não trazem apenas ganhos sociais. Nas empresas esses são tópicos cada vez mais relevantes por trazerem potenciais benefícios em termos de diferenciais competitivos, performance das equipes, rentabilidade do negócio, entre outros.

De acordo com a McKinsey & Company, consultoria empresarial americana que também atua no Brasil, as organizações que possuem mulheres em cargos de liderança têm 21% mais chances de terem os resultados acima do esperado, representando um significativo crescimento financeiro. Além disso, a pesquisa demonstra que a maior participação feminina no mercado de trabalho e em cargos diretivos pode, até 2025, incrementar cerca de U$ 410 bilhões ao PIB brasileiro.

Em resumo, aumentar a equidade e diversidade nas empresas e no mercado de trabalho, atuando com um quadro de funcionários com perfis mais variados, é uma forma de reduzir as desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, estimular empresas a serem mais produtivas e eficientes.

Conheça outros 7 benefícios de adotar a equidade de gênero e diversidade no local de trabalho:

  1. Maior engajamento

Colaboradores mais satisfeitos tendem a dar o melhor de si e trabalhar com eficiência, por sentirem-se pertencedores daquele local. A diversidade abre as portas para a pluralidade e é por meio das políticas inclusivas que o senso de pertencimento é ativado. Valores como respeito, empatia, valorização da singularidade e das relações, impulsionam o trabalho coletivo, a troca de ideias e a automotivação.

  1. Potencialização da inovação

Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a múltiplas perspectivas e visões de mundo. Ao combinar essas diferentes perspectivas elas acabam resultando em projetos inovadores e abrindo portas para a criatividade dentro da organização. Empresas inclusivas têm até 2x mais chances de serem referência de inovação em seu mercado.

  1. Aumento da produtividade

A equidade de gênero e diversidade maximizam a produtividade e performance das empresas, isso porque quando pessoas diversas se misturam umas com as outras, o conhecimento é ampliado e dessa forma questões complexas são resolvidas com mais facilidade.

  1. Enriquecimento do debate estratégico

A troca de experiências, pontos de vistas e conhecimentos diversos entre pessoas de diferentes raças, contextos, origens, gêneros, classes sociais, culturas, etnias, orientações sexuais e gerações, é enriquecedora para reuniões e planejamentos estratégicos, uma vez que os agentes poderão colaborar para ampliar visões e possibilidades sobre o modelo de negócio, o mercado, produtos para os clientes, entre outros.

  1. Melhora da reputação da empresa

Em um cenário em que cada vez mais consumidores cobram iniciativas das marcas e boicotam por conta de atitudes inadequadas, ser uma organização reconhecida por promover verdadeiramente a diversidade e inclusão aumenta consideravelmente as chances de gerar mais negócios, fechar parcerias e atrair mais clientes.

  1. Maior lucratividade

De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Grupo (BCG), que analisou 1.700 empresas de diferentes segmentos em 8 países, organizações que possuem equipes de gerenciamento mais diversificadas têm receita 19% superior, principalmente devido à inovação.

  1. Melhores contratações

A equidade de gênero e diversidade em uma organização faz com que ela se torne mais atraente para os profissionais, por isso, é um recurso benéfico que acaba se convertendo em contratações de talentos para a empresa.

.

O primeiro passo para se beneficiar dessas informações é estar disposto e aberto a mudanças. Contratar pessoas diferentes, equipes plurais, com habilidades emocionais diversas, pontos de vista diferentes e que se adaptem as mais variadas formas de trabalho que o mercado exige.

E o nosso trabalho nisso tudo? Apoiar você e sua empresa, auxiliando na avaliação de talentos que contribuirão para aumentar a diversidade e capacitando profissionais de RH para reduzirem o viés inconsciente durante processos seletivos e de promoção. Conte conosco!

Beatriz Venâncio é jornalista e colaboradora da Humano Mais Consultoria de Desenvolvimento Organizacional.

Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments