Reskilling e Upskilling: descubra o segredo para o desenvolvimento de seus colaboradores na era da inovação

O mundo e o mercado passam por transformações cada vez mais rápidas. De acordo com o estudo Realizing 2030: A Divided Vision of the Future, desenvolvido pela Dell Technologies em parceria com o Institute For The Future (IFTF), 85% das principais habilidades e profissões exigidas pelo mercado em 2030 muito provavelmente sequer foram criadas ainda. Neste contexto dinâmico e acelerado, para não cair nas estatísticas de desemprego e falência, trabalhadores e líderes devem apressar-se para mudar a rota de suas carreiras e empresas, iniciando o quanto antes uma busca constante pelo desenvolvimento profissional.

O aprimoramento das hard skills e das soft skills não pode mais ser ignorado por empresas e funcionários. Em breve, segundo o estudo Distrito Inteligência Artificial Report 2021, atingiremos um estágio em que a inteligência artificial será tão fundamental quanto a internet. A tendência é que 97% das empresas investirão em ferramentas como Cyber Segurança, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Empregos serão substituídos por tecnologias emergentes nos próximos anos e milhões de novas funções serão criadas para esses mesmos avanços. Enquanto isso a capacidade de liderança, inteligência emocional, criatividade e agilidade serão tão importantes quanto a operação de máquinas, pois é através dessas competências que as mesmas adquirem funções mais inteligentes e funcionais.

Sobre isso, há duas palavras em evidência que representam a urgência e importância desse momento de aquisição de novos conhecimentos: reskilling e upskilling. Derivadas da palavra skill, ambos se referem a alternativas de desenvolvimento dos colaboradores. Processos que, no fim das contas, são muito vantajosos para os profissionais, a equipe de trabalho e para a empregadora.

Reskilling

“Requalificação” em português, significa, essencialmente, aprender novas habilidades com o objetivo de tornar-se apto a realizar uma atividade completamente nova. O reskilling se apresenta como uma oportunidade de acompanhar as mudanças aceleradas e preencher as lacunas existentes no mercado. De quebra, ainda desenvolve novas competências nos profissionais que podem ser melhores aproveitadas nas áreas em que atuam.

Upskilling

Em português “aprimoramento”. Diz respeito ao desenvolvimento no campo em que já se atua e possui certo domínio. Neste, concentra-se em fornecer treinamentos para aprender novas habilidades que melhorem o desempenho atual do funcionário, sem que tenha que mudar de posição na organização ou alterar seu plano de carreira.

A diferença entre os dois conceitos está no objetivo da formação, enquanto o reskiling procura treinar o funcionário para realocá-lo em um novo posto da empresa, o upskilling deseja ensinar novas competências para otimizar o desempenho do trabalho. Basicamente, o primeiro cria colaboradores mais versáteis, enquanto o segundo mais especializados.

Como aplicar o reskilling e o upskilling em sua empresa

No centro dessas estratégias, estão os profissionais de Recursos Humanos, responsáveis por mediar o contato entre os colaboradores e as necessidades da empresa. Entre as atribuições do RH, está justamente o treinamento de todos os setores da organização, a partir de um planejamento estratégico que identifique as necessidades e oportunidades de reskilling e upskilling para os funcionários. Basicamente, há três itens necessários para que as alternativas sejam eficientes: interesse do profissional, protagonismo do RH e investimento da empresa. No novo cenário, essas práticas parecem indispensáveis para qualquer organização.

Portanto, se você é um profissional de RH ou líder de uma empresa, leve treinamento personalizado para a sua equipe. A Humano Mais tem a melhor metodologia para que você alcance os melhores resultados, desenvolva times com plataformas inovadoras, jornadas de aprendizado customizadas e impactos imediatos na performe de seus funcionários!

Beatriz Venâncio é jornalista e colaboradora da Humano Mais Consultoria de Desenvolvimento Organizacional.

 

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