Lista de Livros Sérios sobre a Ciência da Felicidade

1) O que nos faz Felizes – Daniel Gilbert
O que nos faz felizes’ descreve tudo o que a ciência tem a dizer sobre o esforço exclusivamente humano de prever o futuro e sobre como nos sentiremos quando chegarmos lá. A essência da obra derrubará suas mais absolutas certezas sobre como a mente funciona e qual o verdadeiro caminho da felicidade.
2) Florescer – Martin Seligman
A felicidade, alerta Seligman, faz parte do bem-estar, mas só ela não dá sentido à vida. Ao contrário do que prega o senso comum, a felicidade não é tudo que devemos buscar na existência. Ela é apenas um dos cinco pilares que sustentam o nosso bem-estar. Os outros quatro são Engajamento, Relacionamentos, Sentido e Realização. A partir desses conceitos, o autor instiga os leitores a avaliar que elementos presentes em suas vidas podem fazer com que cultivem seus talentos e construam relacionamentos profundos, ou sintam prazer em contribuir para o mundo. O resultado desse tipo de avaliação é o que faz uma pessoa “florescer”.
3) Felicidade Autentica – Martin Seligman
Por que a evolução nos dotou de sentimentos positivos? Quais são as funções e consequências dessas emoções, além de nos fazer sentir bem? O que permite e o que impede essas emoções? Seligman busca responder tais questões e mostra como o lado positivo da vida foi negligenciado. Para cada cem artigos de jornal sobre tristeza, apenas um é escrito sobre felicidade. O objetivo principal deste livro é corrigir o desequilíbrio, incentivando o campo da psicologia a complementar seu conhecimento acumulado sobre sofrimento e doença mental com novos conhecimentos sobre emoções positivas, virtudes e forças pessoais.
4) O jeito Harvard de ser Feliz – Shawn Achor
Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.
5) Grande Potencial – Shawn Achor
Achor apresenta aqui o conceito de Grande Potencial, que é o sucesso que só pode ser atingido por meio de um Círculo Virtuoso formado com outras pessoas, e oferece estratégias para elevar o teto do que podemos alcançar enquanto devolvemos felicidade e damos novo significado à nossa vida. Para Achor, não apenas a felicidade é contagiosa; cada dimensão do potencial humano – performance, inteligência, criatividade, habilidade de liderar e saúde – é influenciada por todos a nosso redor.
 
6) Os Mitos da Felicidade – Sonja Lyubomirsky
A autora Sonja Lyubomirsky, Ph.D. em Psicologia pela Universidade da Califórnia, desconstrói os diferentes motivos pelos quais uma pessoa acredita que pode ser feliz e apresenta uma série de situações em que as pessoas geralmente não criam a expectativa de encontrar a felicidade, mas encontram. As descobertas da autora são instigantes e, algumas vezes, até mesmo contraintuitivas. Quem mora de aluguel, por exemplo, é geralmente mais feliz do que quem possui seu imóvel. Quem casa e tem filhos não necessariamente será mais feliz do que quem permanece solteiro. As pesquisas, muitas vezes, revelam o contrário. Desafiador, Os Mitos da Felicidade retrata dez momentos da vida adulta, desde a relação com dinheiro e sucesso, relacionamentos amorosos e problemas da terceira idade. O leitor é convidado a se sentir à vontade para começar a leitura a partir da situação que lhe for mais conveniente.
7) Seja Mais Feliz – Tal Ben-Sharar
Baseado em técnicas e conceitos de psicologia positiva, o especialista em felicidade – isso mesmo – Tal Ben-Shahar apresentará aqui ferramentas para melhorar sua qualidade de vida, a lidar com traumas do passado que podem tirar sua alegria e a entender que enxergar as pequenas conquistas com mais entusiasmo pode trazer de novo a paz de espírito que muitos procuram, mas nunca conseguem encontrar.
 
 
 
Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
11 meses atrás

Este é um livro de base científica, que combina psicologia cognitiva com psicologia positiva:
https://www.wook.pt/livro/como-ser-feliz-sim-e-possivel-fernando-lima-magalhaes/25876865