Envelhecimento positivo 10 Dicas para manter-se jovem e ativo

Nosso cérebro é considerado maduro ao atingir a idade de 40 anos. Antigamente se pensava que as atividades neurais, a neuroplasticidade, diminuía e até parava ao longo dos anos, mas a ciência trouxe uma grande notícia sobre esse tema: podemos sim manter a multiplicação de neurônios, formar novas sinapses, com alguns truques, exercícios e estímulos.
A maioria dos neurocientistas concordam com um mínimo de cinco cuidados que temos que ter com o nosso corpo (a mente faz parte do corpo, não se esqueçam disso) para que tenhamos longevidade, mas nós quisemos falar de mais cinco maneiras de ativar o envelhecimento positivo ou a longevidade cerebral ou ainda provocar a neuroplasticidade, expressões que querem indicar quase a mesma coisa.

Tal Ben Shahar apresenta as primeiras cinco:

1. Alimentação: Somos o que comemos… quem já ouviu isso? É chato mas é verdade, a alimentação é a base de uma vida saudável, claro que aliado a todos os outros fatores como evitar bebidas alcoólicas e o fumo, evitar enlatados e comida gordurosa.

2. Sono de qualidade: nem muito nem pouco e sempre de qualidade;

3. Exercícios físicos: aeróbicos, força, equilíbrio.
Pelo menos 30 minutos de movimento ou exercício todos os dias. O exercício aeróbico é bom para nós e ajuda a função cerebral em adultos mais velhos, enquanto o treinamento de força é bom para ossos, músculos e articulações. As atividades físicas nos ajudam a nos manter ativos e nos sentir bem em geral. Exercício ao ar livre também pode fornecer interações sociais e amizades. A saúde de todos é diferente, por isso não deixe de consultar um profissional de saúde antes de se envolver em qualquer atividade física.

4. Desafios intelectuais: aprender coisas novas, diferentes do habito, fugir da rotina até para escolher um caminho para ir de casa ao trabalho;
Envolva-se em atividades mentalmente desafiadoras e nunca pare de aprender coisas novas. Abrace o que você ama e procure oportunidades para exercitar sua mente através da leitura, escrita, conversação e debate. Tente se envolver em atividades que exigem que nossos cérebros façam algum pensamento. Atividades simples, como ler um livro, fazer sudoku ou quebra-cabeças de palavras cruzadas etc., podem manter nosso cérebro em alerta.

5. Relacionamentos: forçar encontros sociais, familiares, entre amigos. Conecte-se a outras pessoas.

6. Nutra emoções positivas: ouça pessoas que te tragam boas energias, visite lugares inspiradores, decore sua casa com flores, arrume-se, perfume-se, olhe para si com bondade, tolerância e respeito, cultive bons hábitos, leituras de qualidade, televisão e mídias sociais em doses homeopáticas. Olhe o belo, o bom e o útil. Tire da frente as pessoas pessimistas, tristes, invejosas. Conecte-se com o sucesso.

7. Dê a tudo o devido peso: Não se preocupe com o que não tem importância, procure os reais obstáculos e não aceite o drama. A resiliência, capacidade de adaptação, é uma característica dos vencedores. Além de nos elevar, a resiliência provoca sinapses porque estamos em evolução, aceitação e adaptação.

8. Estabeleça metas: metas, planos, objetivos. Programe-se para novos hábitos sem focar num enorme projeto. Baby steps, ou seja, comece pequeno. Exemplo: se quer ser um leitor, comece com 10 minutos de leitura todo dia, se quer aprender um instrumento musical, faça hoje a sua matricula para um dia na semana, se quer emagrecer, tente hoje uma caminhada curta e um dia de alimentação leve. Mini-metas nos empoderam, nos protegem da frustração que a falha de uma super meta nos destruirá.

9. Viva o hoje: o ontem já foi, o que podemos fazer com ele é aprender, tirar lições. O amanhã ainda não chegou e ficar demasiadamente sobre ele gera a sensação de nunca estar na hora de ser feliz e relaxar. Programe-se para bloquear o estresse de manter-se fora do tempo presente, busque sua mente onde ela estiver e devolva-a para o ato que estiver praticando. O presente é o único momento possível.

10. Não fuja dos médicos e exames: Temos que cultivar comportamentos preventivos. Muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas com sucesso se descobertas em estágios iniciais. Não postergue.

Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments