O que as novas gerações entendem por sucesso

Tudo está mudando, conceitos e formas de viver bem. E, claro, a qualificação de sucesso também não é mais a mesma.

Em recente estudo feito pelo Linkedin (em 5.9.2018) com a geração Z, aqueles que hoje tem 21 anos, os itens importantes para de caracterizar o sucesso não é mais o que era para nós da geração X.

Essa pesquisa demonstrou que ter sucesso, para essa geração, é “ser feliz”, “manter o equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho” e “ser saudável”. Desejo como os de aumento salarial, ser o mais bem pago do grupo social ou o tão desejado casamento pelas outras gerações, apareceram em apenas 27% dos entrevistados (no caso do casamento – 21% para aumento de salário e só 7% para ganhar mais que os demais).

É claro que com essas novas qualidades do sucesso ele fica muito mais fácil de ser alcançado.

Essa reportagem, que pode ainda ser lida no site da época negócios, afirma que essa geração tem trazido a noção de “trabalho com significado”, ou seja, a atividade desempenhada tem que ter um propósito. E, aí, é claro que voltamos aquela ideia de que temos que nos sentir fazendo parte de algo.

E, afinal, o que é esse senso de pertencimento? Porque hoje tem-se que entender o sentido das coisas?

Independentemente da geração a qual você pertença você sentiu uma mudança de visão pela vida, as novas gerações, desde a Y, que hoje tem trinta e poucos anos, provocaram uma reflexão em todas as outras gerações no sentido de questionarmos o porquê agimos como agimos, ou do porque damos importância a determinadas conquistas abrindo mão de outros bens talvez muito mais valiosos como o tempo com nossos filhos, uma viagem exótica, um passeio no parque em uma segunda-feira à tarde enquanto todos “deveriam” estar trabalhando.

Quando somos colocados a desempenhar algum trabalho ou projeto ele deve vir acompanhado de sentido prático, de sentido de utilidade, ou seja, não é mais possível fazer um trabalho sem saber o porquê e o para que aquilo está demandando tempo e esforço.

Fred Kofman, vice-presidente de desenvolvimento executivo do Linkedin, falando sobre liderança em seu livro Liderança e Propósito, diz que o grande líder faz a seguinte oferta a seus seguidores: “Além de compensações e benefícios, darei a você a oportunidade de infundir sentido à sua vida. Darei uma base para edificar um senso de valor pessoal e social. Essa base permitirá que você prospere não só no aspecto material, mas emocional, mental e espiritual também: emocional, pois identificaremos você como um de nós; mental, pois respeitaremos sua inteligência; espiritual, pois nos engajaremos em um projeto que transcende nossos pequenos egos e nos conecta a um propósito maior”.

E em troca disso tudo, damos para a empresa, para a vida, para a nossa atividade e para nossos relacionamentos o nosso entusiasmo mais selvagem. Isso traz sentido, utilidade e compensação suficientes.

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