Utilizando eNPS para avaliar o engajamento dos colaboradores

O NPS, ou Net Promoter Score, é uma metodologia de avaliação da satisfação e lealdade dos clientes. Através de uma única pergunta, é possível medir a probabilidade de um cliente recomendar uma empresa para um amigo ou familiar.

O NPS também pode ser utilizado para avaliar o engajamento dos colaboradores. Para isso, basta adaptar a pergunta para o público interno da empresa. Ficaria assim:

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a sua empresa para um amigo ou familiar?”

As respostas são categorizadas em três grupos:

🔥Promotores (9 ou 10): Colaboradores que estão muito satisfeitos e engajados com a empresa.
🔥Passivos (7 ou 8): estão satisfeitos, mas não estão engajados o suficiente para recomendar a empresa.
🔥Detratores (0 a 6): estão insatisfeitos e podem prejudicar a imagem da empresa.

O NPS é calculado subtraindo o percentual de detratores do percentual de promotores. Um NPS alto indica que os colaboradores estão satisfeitos e engajados com a empresa. Um NPS baixo indica que os colaboradores estão insatisfeitos e podem prejudicar a empresa.

Para utilizar o NPS para avaliar o engajamento dos colaboradores, é importante seguir os seguintes passos:

🔥Definir o objetivo da pesquisa: O que você deseja medir com o NPS? Você quer entender o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa em geral? Ou você quer entender o nível de satisfação com um aspecto específico, como a cultura organizacional, o ambiente de trabalho ou as oportunidades de desenvolvimento?
🔥Definir a amostra: Quem deve responder à pesquisa? Todos os colaboradores? Apenas uma amostra?
🔥Enviar a pesquisa: A pesquisa deve ser enviada de forma clara e concisa.
🔥Analisar os resultados: Os resultados devem ser analisados para identificar os pontos fortes e fracos da empresa.
🔥Agir sobre os resultados: Os resultados devem ser utilizados para melhorar o engajamento dos colaboradores.

Alguns benefícios do uso do NPS para avaliação do engajamento dos colaboradores:

🔥Fornece uma visão geral do engajamento: O NPS é uma medida simples e eficaz que permite às empresas obter uma visão geral do engajamento.

🔥Identifica áreas de melhoria: O NPS pode ajudar as empresas a identificar áreas de melhoria na cultura organizacional.

🔥Facilita a tomada de decisões: Os resultados do NPS podem ser utilizados para tomar decisões estratégicas sobre o engajamento.

Para obter os melhores resultados do NPS, é importante que a pesquisa seja aplicada de forma regular. As empresas devem realizar pesquisas de NPS pelo menos uma vez por ano para acompanhar as mudanças no engajamento dos colaboradores.

Por Fábio Seghese, sócio da Humano Mais Consultoria

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