Desligamento Humanizado: Por que e como implantar na minha empresa?

Implantar um processo de desligamento humanizado em sua empresa é crucial para garantir que os funcionários sejam tratados com respeito e dignidade.

Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve considerar implementar o desligamento humanizado e como fazê-lo:

👉Manutenção da reputação da empresa: Processos de desligamento mal gerenciados podem levar a uma má reputação da empresa, afetando a marca e dificultando a contratação de talentos no futuro.
👉Bem-estar dos funcionários: O desligamento pode ser um momento emocionalmente desafiador para os funcionários. Um desligamento humanizado pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados a essa transição.
👉Cultura organizacional positiva: Ao mostrar empatia e cuidado durante o desligamento, sua empresa reforça uma cultura que valoriza o bem-estar dos colaboradores.

Como implantar o desligamento humanizado:

👉Comunicação clara e antecipada: Seja transparente sobre as mudanças organizacionais e forneça informações claras sobre os motivos por trás do desligamento.
👉Ofereça suporte emocional: Disponibilize recursos de suporte, como aconselhamento ou grupos de apoio, para ajudar os funcionários a lidar com o impacto emocional do desligamento.
👉Garanta benefícios e transições justas: Certifique-se de que os funcionários desligados recebam seus benefícios adequadamente e ofereça assistência na busca por novas oportunidades de emprego, se possível.
👉Feedback construtivo: Forneça feedback construtivo e sugestões para ajudar os funcionários a melhorar em suas próximas oportunidades de trabalho.
👉Avalie e refine constantemente: Aprenda com cada desligamento e faça ajustes contínuos em seu processo para garantir que ele seja sempre mais humano e eficaz.

Lembre-se de que um desligamento humanizado não apenas beneficia os funcionários que estão partindo, mas também fortalece a cultura e a reputação da empresa a longo prazo. 

Por Fábio Seghese, sócio da Humano Mais Consultoria

Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments