Uma Cultura “bem cuidada” e seus benefícios…

Estratégia e cultura estão entre as principais ferramentas à disposição de líderes que buscam incessantemente manter a visibilidade e eficiência organizacional. A estratégia oferece uma lógica formal para os objetivos da empresa e orienta as pessoas em torno dela. A cultura expressa metas por meio de valores e crenças e orienta a atividade por meio de suposições compartilhadas e normas de grupo.

A estratégia fornece clareza e foco para ações coletivas e tomadas de decisões. Depende de planos e conjuntos de escolhas para mobilizar as pessoas e, muitas vezes, pode incluir recompensas aos que atingirem metas. Nesta também podem ser incorporados elementos adaptativos que analisem o ambiente externo, a fim de detectar mudanças necessárias para manter o crescimento empresarial.

A cultura, no entanto, é uma ferramenta mais sutil, pois está interligada aos comportamentos não verbalizados e aos padrões sociais. Líderes influentes geralmente inserem novas culturas em movimento e imprimem valores e premissas que persistem por décadas. Os melhores gestores têm plena consciência das múltiplas culturas nas quais estão inseridos e sentem quando é necessário mudanças.

Esta ferramenta empresarial molda atitudes e comportamentos da organização como um todo. As normas culturais definem o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado por um grupo. Quando devidamente alinhada com os valores, impulsos e necessidades, a cultura pode auxiliar a alcançar um propósito comum, promovendo a capacidade de uma organização de prosperar.

Elementos da cultura organizacional de uma empresa

A cultura empresarial é o reflexo da ética e da moral da organização e serve como um guia natural para as decisões, preparando a organização para o futuro. Por ser um alinhamento moral e ético, esta ainda demonstra aos colaboradores as expectativas da empresa e qual é a maneira de agir esperada.

Uma cultura organizacional definida, clara e forte proporciona excelentes resultados organizacionais, entre eles:

– Atração e retenção de talentos:

Uma cultura sólida fortalece a marca empregadora, provocando uma atração natural de potenciais talentos, além de diminuir o esforço para a retenção de profissionais já contratados.

– Processos mais ágeis:

Quando todos incorporam a cultura organizacional, os processos se tornam mais ágeis, visto que todos os colaboradores já sabem como agir. Os problemas com comportamentos inadequados diminuem significativamente.

– Ambiente de trabalho mais saudável:

Além de aumentar o engajamento dos funcionários, a cultura organizacional evita problemas de convivência, gestão, entre outros.

– Satisfação do cliente:

Em um ambiente em que os colaboradores se sentem valorizados e capazes de realizar suas funções de forma eficiente, até os clientes são impactados, pois recebem atendimento mais humanizado e acolhedor.

A cultura organizacional é um tema extremamente relevante para o sucesso das empresas. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe: contato@humanomais.com.br.

Beatriz Venâncio é jornalista e colaboradora da Humano Mais Consultoria de Desenvolvimento Organizacional.

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