O mercado de trabalho em 2020 pode ser resumido em duas palavras: desafiador e transformador. De um lado, colaboradores precisaram adaptar-se ao cenário remoto e mais flexível e, do outro, empresas tentavam reinventar-se com rapidez e agilidade ao mundo digital e às novas rotinas de trabalho. Como um “divisor de águas”, 2020 deixou marcas profundas e irreversíveis que, agora, deverão ser encaradas de bom grado pelos líderes que “sobreviveram”.
Uma série de medidas foram implementadas e novos padrões de trabalho e gestão foram criados e incorporados, a fim de manter as empresas funcionando. Em 2021, as mudanças devem continuar constantes e girando prioritariamente em torno de uma rotina híbrida, diversificada e com novos formatos, inclusive de contratação.
Entre os desafios, estarão o de identificar e entender quais competências e habilidades devem ser desenvolvidas pelos seus colaboradores em um mundo em que a tecnologia evolui tão rapidamente; reorganizar toda a estrutura de trabalho, de forma que esta fique mais flexível; preparar as futuras lideranças; acompanhar os avanços digitais e elaborar estratégias de engajamento e employee experience (EX).
Competências e Habilidades
A pandemia obrigou que gestores adaptassem suas equipes ao formato remoto e, para além disso, agora exige que identifiquem quais habilidades serão cobradas pelo mercado e como desenvolvê-las em seus funcionários. O monitoramento dos concorrentes e empresas de outros segmentos, buscando por dados que possibilitem visão mais ampla sobre as novas necessidades que surgem, deve ser um ponto chave para o momento. Alinhando tal pesquisa, com a promoção de diálogos entre equipes e colaboradores para troca de informações e experiência. Não esqueça de reestruturar o sistema de treinamento e desenvolvimento de sua marca, visando tornar o processo mais ágil, dinâmico e coerente. Engaje diretores, gerentes e coordenadores e toda sua equipe neste tópico.
Reestruturação organizacional
Um dos desafios do RH é reorganizar e redesenhar normas e processos, tornando o dia a dia dos colabores mais flexível, ao mesmo tempo que lhes dá mais poder, autonomia e agilidade na tomada de decisões. Aqui nossa dica é repensar a carga de trabalho, priorizando qualidade. Reduza a rigidez dos processos e documente como a flexibilidade pode ser aplicada no ambiente.
Futuras lideranças
A atual deficiência em diversidade – menos de 10% das posições de liderança são ocupadas por negros, mulheres e outras minorias no Brasil – caminha para a mudança. Em 2021, as empresas devem dar mais atenção para a questão, e os processos seletivos passarão a olhar atentamente para as soft skills, ou seja, o foco será na contratação de pessoas com melhores habilidades e competências “humanas” frente ao conhecimento necessário ou formação.
Cultura de dados
A falta de estratégias pensadas para o futuro digital, em adição à constante necessidade de adaptação de talentos e processos, mais o avanço da inteligência artificial, preocupa os gestores de RH. Isto porque para o novo ano, devem estar não só preparados para a crescente adoção do trabalho remoto – mesmo após a pandemia – mas também para a adoção acelerada do uso de dados. Imprescindíveis em tempos de transformação digital, eles conduzem decisões e encurtam os caminhos das organizações, porém não basta tê-los, é necessária uma organização espetacularmente concisa e de fácil análise para os momentos de tomadas de decisões importantes.
Atenção: sua empresa pode e deve adotar a cultura de armazenar, analisar e estruturar os dados, de forma que eles o auxiliem a tomar decisões importantes e pensar em estratégias de negócio (desde que em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados)!
Employee Experience
Com o trabalho remoto se tornando uma modalidade comum, serão exigidas de sua empresa estratégias de engajamento e employee experience, promovendo ações que visem, em primeiro lugar, o crescimento e o bem-estar das equipes na organização. Você pode utilizar ferramentas do endomarketing para transformar a realidade de sua empresa, visto que este tópico é um dos eixos principais para 2021.
Comece 2021 com o pé direito
Inovar e acompanhar as novas tendências e exigências do mercado possivelmente vai te custar esforço e tempo para coordenar as ações a serem tomadas. Seja resiliente para construir uma empresa e um time de profissionais preparados para o futuro; seja responsável pela inclusão e diversidade em sua empresa em cargos de liderança, a sociedade espera isso de você. E por fim, mas não menos importante, fique atento a saúde mental de seus colaboradores. Cada integrante de sua equipe é fundamental para o andamento e crescimento do seu negócio.
Beatriz Venâncio, jornalista e parceira da Humano Mais