40+

O cérebro, à partir dos 40 anos, atinge sua maturidade e mantem sua vitalidade se sujeito à alguns cuidados e treinos periódicos.
A Humano Mais desenvolveu ferramentas para garantir a longevidade cerebral com técnicas muito simples para a manutenção ou para a mudança de hábitos.

O que é Envelhecimento Positivo

Os cientistas exploraram os atributos do envelhecimento bem-sucedido, concentrando-se nos cenários positivos.
Destacando técnicas e políticas que podem nos ajudar a desenvolver mais resiliência ao mesmo tempo em que fortalecemos nosso senso de realização e controle, apesar dos desafios associados ao envelhecimento (Bowling, 1993; Ranzijn, 2002).
Coletivamente, essas técnicas são consideradas Envelhecimento Positivo (também envelhecimento bem, envelhecimento saudável ou envelhecimento bem-sucedido) um conceito promovido pela Organização Mundial da Saúde (2015).

O envelhecimento positivo consolida as melhores escolhas que podemos fazer para o período posterior de nossas vidas, e nos dá a oportunidade de viver nossa velhice feliz produtiva e deliciosamente ativa. É uma visão positiva e construtiva do envelhecimento que aceita o envelhecimento como o desenvolvimento contínuo e normal que ocorre na vida humana (Kendig & Browning, 2016).
Atualmente, o envelhecimento positivo é visto como um objetivo importante para as organizações de saúde, profissionais de saúde e os próprios idosos. O conceito tornou-se uma abordagem multidisciplinar que inclui fatores sociais que enfatizam as oportunidades sociais e as respostas públicas que convidam os idosos a experimentar uma vida melhor (Kendig & Browning, 2016).

Saiba mais lendo o nosso post

Envelhecimento positivo 10 Dicas para manter-se jovem e ativo

Nosso cérebro é considerado maduro ao atingir a idade de 40 anos. Antigamente se pensava que as atividades neurais, a neuroplasticidade, diminuía e até parava ao longo dos anos, mas a ciência trouxe uma grande notícia sobre esse tema: podemos sim manter a multiplicação de neurônios, formar novas sinapses, com alguns truques, exercícios e estímulos.
A maioria dos neurocientistas concordam com um mínimo de cinco cuidados que temos que ter com o nosso corpo (a mente faz parte do corpo, não se esqueçam disso) para que tenhamos longevidade, mas nós quisemos falar de mais cinco maneiras de ativar o envelhecimento positivo ou a longevidade cerebral ou ainda provocar a neuroplasticidade, expressões que querem indicar quase a mesma coisa.