Hoje em dia sabemos que os funcionários são a espinha dorsal de qualquer negócio e que para sua empresa crescer e prosperar, é necessário mantê-los engajados, informados e comprometidos. Talvez você já esteja investindo em treinamentos remotos ou trabalhando as dicas de ouro para o engajamento de seu time. A questão é que ambas estratégias são frutos do marketing, porém direcionadas ao público interno de sua empresa.
O marketing já foi sinônimo de atividades focadas em clientes finais, buscando definir compras e lealdade; mas é cada vez mais comum ver empresas implantando suas estratégias em ações voltadas ao público interno – seus colaboradores. Embora esta afirmação possa soar estranha, há um processo que reúne os princípios básicos da comunicação, divulgação e promoção, que atua como forte aliado de líderes que buscam reduzir a taxa de rotatividade de funcionários, aumentar o número de vendas, tornar sua empresa referência no mercado pela boa reputação entre sua equipe e transformar colaboradores em fãs da marca. Este recebe o nome de “Endomarketing”.
Em parceria com o setor de Recursos Humanos, o Endomarketing trabalha para construir uma imagem de empresa ideal e fazer com que seus contratados sintam que estão, enfim, no emprego dos sonhos. Isso porque ao acreditarem nisso, não serão apenas mais proativos e dedicados, serão também “seguidores” de sua marca e influenciarão pessoas a respeito. Ou seja, cuide de seus funcionários e eles cuidarão de seus clientes!
Com foco na integração, alinhamento de metas, alcance de objetivos e feedbacks, o Endomarketing atua para resolver problemas a longo prazo – antes descobertos e analisados pelo RH – e melhorar o clima no local de trabalho, otimizar os resultados mensais da empresa e aumentar a satisfação de sua equipe.
Conheça algumas estratégias de endomarketing que farão toda a diferença para o seu negócio:
- Divulgação do Plano de Carreira da empresa
Não basta ter um plano, é preciso comunicá-lo bem. Empresas que possuem plano de carreira demonstram valorizar seus profissionais e despertam o interesse de outros trabalhadores para estar nela. A empresa Portobello, por exemplo, teve uma ótima sacada. Através de gibis, e com uma linguagem mais lúdica, simples e interativa, divulgaram de que maneira um colaborador poderia evoluir como profissional dentro da empresa. Informação que engaja!
- Invista em capacitação
Treinamentos periódicos trazem dois grandes benefícios: elevam a capacitação das equipes e aumentam a integração. A empresa contará com um time cada vez mais qualificado e preparado para novas soluções, e o profissional terá a chance de se especializar, além de aumentar a visão sistêmica da organização.
Realize treinamentos que ajudem a nivelar o conhecimento dos colaboradores, tornando-os mais confiantes e com isso promovendo maior experimentação e interação entre eles no dia a dia.
- Faça vídeos institucionais
Elabore uma apresentação profissional do seu negócio utilizando imagens internas e em horário de expediente. Mostre para o público a importância do trabalho que sua empresa desenvolve e como os funcionários são valorizados neste ambiente. Publique o vídeo no site institucional e nas redes sociais, isso despertará interesse de profissionais e proporcionará a sensação de orgulho para os atuais colaboradores.
- Dê voz aos seus funcionários
Uma comunicação interna de mão dupla é essencial para a implementação de ações que melhorem o ambiente de trabalho, por isso dê espaço para que os colaboradores também expressem suas opiniões e sugiram melhorias nos processos internos.
- Implante a cultura do feedback positivo
Quase todo colaborador sente-se apavorado em ser convidado para conversar com seu chefe, isso porque esse diálogo costuma acontecer apenas para advertências ou demissão. Mude esse cenário e adote o hábito de também realizar feedbacks positivos e que reconheçam o trabalho por ele desenvolvido.
- Comemore os bons resultados
Ao criar metas você consegue manter os colaboradores motivados, mas não se esqueça de compartilhar e comemorar os resultados positivos, para que assim eles entendam a importância de suas ações para a empresa.
Que tal implantar as estratégias apresentadas? Trace as ações de endomarketing que serão aplicadas em seu negócio e então coloque-as em prática. Como forma de monitoramento, realize durante todo o período de implementação pesquisas de satisfação dos funcionários; aproveite e peça opiniões e dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais agradável para cada um deles.
Em alguns meses você já será capaz de visualizar as mudanças e os benefícios do Endomarketing em sua empresa. Não se esqueça: as pessoas não têm medo da mudança, as pessoas têm medo daquilo que desconhecem. Comunicação clara e transparente engaja. Quanto antes começar, mais cedo colherá os bons resultados.
Beatriz Venâncio, jornalista e parceira da Humano Mais