A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE PARA AS EMPRESAS

À medida que o clima global de negócios se torna mais rigoroso, com padrões e regulamentações aumentando sua influência sobre como as organizações gerenciam suas operações, a importância do Compliance (conformidade) em uma organização nunca foi tão grande.


Definindo um modelo de expectativas para tudo, desde políticas internas até o comportamento dos funcionários, a função de compliance deve ser algo que as organizações de todos os setores busquem proativamente. Com o endurecimento das leis, e em tempos de lava-jato, qualquer pessoa, funcionários e terceiros, lidando com dados críticos, públicos e privados, estão sujeitos a medidas mais duras e multas maiores.

Compliance é, portanto, essencial para a sobrevivência corporativa.


Ao se infiltrar em todas as áreas de negócios, Compliance é a chave para manter a confiança dos acionistas e investidores, pois mostra às partes que tanto a estrutura da sua empresa quanto as pessoas que trabalham para você são treinadas adequadamente e seguem as regras aprovadas. Uma das principais faces do compliance é salvaguardar uma organização quando se trata de risco de reputação, o que, é claro, reforça a confiança do público e das partes interessadas em termos de quais organizações elas optam por se engajar.


Enquanto alguns podem ver o compliance como um pai rigoroso dizendo sempre “não”, na verdade, ele pode agir como uma ferramenta poderosa para inovação, utilizando os Valores de uma organização como um ponto de partida para conduzir os negócios ao futuro. A empresa deve buscar seus princípios e sua cultura intimamente. Deste exercício já se obtém outro elemento crucial do programa: o comprometimento e o patrocínio da alta cúpula, sem os quais ele nunca se materializará. O andar de cima tem de se engajar e deve dar o exemplo! Assim o programa efetivo deve ser criado por toda a empresa e tocar o coração dos funcionários.

Compliance é, então, o que faz de uma organização a máquina bem lubrificada de que necessita para ter sucesso no cenário comercial de hoje. Sem ela a ferrugem começa a se instalar e pode manchar mais do que apenas a reputação.

Fábio Seghese – Founder @ Humano Mais

Please follow and like us:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of