Vagalumes e o futuro do trabalho

No livro “Grande Potencial”, o professor de Harvard Shawn Achor faz uma excelente comparação a respeito do poder das equipes. Biólogos observaram que, nos manguezais da Ásia, havia uma estranha sincronicidade nos flashes dos vagalumes, ou seja, as árvores piscavam inteiras, já que os vagalumes brilhavam todos ao mesmo tempo. Por que um vagalume macho tentaria chamar a atenção de uma fêmea piscando ao mesmo tempo que todos os demais?

Estudos aprofundados mostraram que, quando os insetos se iluminam em momentos aleatórios, a taxa de sucesso é de 3%. Mas quando se iluminam juntos, as fêmeas reagem favoravelmente em 82% dos casos. Isso mesmo: trabalho em equipe gera para os vagalumes um aumento de 79% na eficiência geral.

Saindo do mundo dos insetos e voltando ao nosso, as evidências sugerem que as equipes estão se tornando cada vez mais importantes, em detrimento do indivíduo. Já notaram que as grandes inovações e descobertas dos últimos tempos não foram creditadas a um indivíduo isolado? Os gênios agora são equipes, e isso só vai se aprofundar.

Pesquisadores da Universidade de Virgínia mostraram que, por exemplo, o tempo gasto em atividades colaborativas nas empresas aumentou 50% apenas nas últimas duas décadas. E o projeto Aristóteles do Google revelou que atualmente um funcionário passa mais de 75% do seu tempo se comunicando com seus colegas.

Ter sucesso sem interconexão será cada dia mais difícil, pra não dizer impossível.

O problema é que desde pequenos aprendemos que o caminho para o sucesso é ser melhor que os outros. Ganha aquele que souber algo que ninguém mais sabe, que aprende algo melhor ou mais rápido que os outros. As escolas nos avaliam individualmente e as empresas nos contratam pelas nossas competências técnicas. A individualidade é a regra, infelizmente.

Mas, como vimos, nossas grandes contribuições só ocorrerão quando interconectados, em equipe, e as melhores escolas e organizações já acordaram, treinando e desenvolvendo Habilidades Humanas (soft skills) como Flexibilidade, Autocontrole, Empatia, Teamwork, Resiliência, em um ambiente gerador de bem-estar e criatividade, criando-se engajamento e maximizando a Inteligência Emocional coletiva. E só assim haverá possibilidade de sucesso a longo prazo.

Como os Vagalumes, nossos melhores resultados apenas serão atingidos quando brilharmos em conjunto.

Como complemento, assistam esse vídeo sobre a sincronicidade dos vagalumes: https://www.youtube.com/watch?v=0BOjTMkyfIA

Fábio Seghese – Founder @ Humano Mais

 

Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments