Valores Organizacionais – Mais importantes do que nunca

Quem ainda não ouviu falar do “VUCA”?

A sigla americana, que vem sendo cada vez mais discutida em ambientes corporativos, reflete algumas características do mundo atual, que passa por transformações cada vez mais rápidas.
A letra V (Volatility) significa a inconstância das situações, que podem mudar a qualquer momento – e de forma cada vez mais rápida. A U (Uncertainty) relaciona-se às incertezas e à falta de previsibilidade, que podem elevar o índice de insegurança. C (Complexity) representa como o mundo dos negócios pode ser impactado por ações externas difíceis de compreender. E A (Ambiguity), que mostra que, em um cenário complexo, podemos tomar decisões ou interpretar algum fato de forma equivocada.

Talvez não precisemos que Consultores de Liderança nos alertem para esses sinais, verificamos isso diariamente em nossas casas, empresas, etc, mas fica claro que não só o VUCA veio pra ficar, como é um fato que não pode ser resolvido. Temos que aprender a aceitá-lo e trabalhar com ele. Todos são afetados pelo VUCA e, para sobreviver, precisamos adaptar novas formas de liderar nossas equipes.

Uma das principais estratégias para lidar com a VUCA, é criar uma ilha de certeza em meio à turbulência…e aí entram a Cultura e os Valores. Quando uma empresa é sólida sobre seus valores, seus critérios de tomada de decisão são consistentes, resistem e direcionam as ações, e estão sempre visíveis em meio ao caos diário.

Na Humano Mais acreditamos que alguns aspectos são fundamentais em uma organização para extrair o máximo de seus Valores, e com isso tornar o ambiente “menos vuca”, ou seja, mais previsível e certo. Citando apenas três, por exemplo, (a) os Valores devem ser uma prioridade para os líderes, sendo frequentemente invocados em suas mensagens e na agenda de discussões gerenciais. Além disso, (b) as decisões devem sempre ser apoiadas por referências aos valores ou princípios da empresa, guiando as escolhas. E ainda, (c) princípios, objetivos e valores são permanentemente discutidos com fornecedores e outros parceiros do negócio para disseminar e promover padrões elevados e consistentes em todos os lugares.

Há evidências de que os líderes em organizações que conscientemente se concentram em seus Valores são mais resilientes, mais criativos e mais bem-sucedidos do que seus colegas. Os líderes dessas organizações reconhecem a importância de modelar valores organizacionais para inspirar uma cultura que evolui e cresce para cumprir sua Missão. Se isso é fundamental em tempos de maior clareza, estabilidade e simplicidade, não dar atenção a esse assunto hoje, não preparar sua empresa para um futuro ainda mais “vuca”, pode significar a ruína de seus negócios.

Please follow and like us:
2.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments