O que é a psicologia positiva?

A psicologia Positiva tem como foco tudo aquilo que torna o ser humano saudável, feliz e produtivo, contribui para o aumento da satisfação com a vida, gerenciamento das emoções positivas e desenvolvimento integral em todas as áreas vitais.
Ter consciência das próprias forças, explorá-las e aplicá-las é apaixonante, fascinante e extremamente satisfatório.

Durante muitos anos a psicologia concentrou todo o seu foco nas doenças, nos males e na disfunção. Atualmente psicólogos conseguem medir e tratar o que antes era escuro e confuso, como depressão, esquizofrenias e alcoolismo. E o melhor de tudo é que apreendemos a aliviá-los. Devido a grande preocupação com os transtornos que roubam a motivação para viver, houve pouca preocupação com o que faz a vida ter sentido.
Em contrapartida, uma tonelada de pesquisas comprova que as pessoas querem mais do que corrigir suas vidas, uma vez que a ausência da doença não gera felicidade. As pessoas querem vidas cheias de significado e proposito.

Martin Seligman, – Phd, Diretor da APA, professor da Universidade da Pensilvânia e reconhecido pela comunidade cientifica por seus expressivos trabalhos relacionados a esperança e resiliência- surge com a ciência da felicidade e do florescimento humano: a Psicologia Positiva, que tem por objetivo corrigir o desequilíbrio, incentivando a Psicologia a complementar seu conhecimento acumulado sobre sofrimento e doença mental, com novos conhecimentos sobre emoções positivas, virtudes e forças pessoais.
Talvez tenha chegado a hora de nos debruçarmos sobre a importância de estimularmos as boas emoções, o autodesenvolvimento, o florescimento humano e a expansão, que nos auxilia a elevar os níveis de felicidade das pessoas e da sociedade.

Uma boa razão por que tão poucos de nós conseguimos o que realmente desejamos é que continuamente vivemos a vida de forma passiva, sustentando relações tóxicas, trabalhando em áreas que não apreciamos e passando a maior parte do tempo fazendo atividades das quais não queríamos. Tudo porque acreditamos que precisamos nos contentar com aquilo que a vida nos dá!
Raramente nos perguntamos o que de fato importa para nós, qual a carreira, o relacionamento e estilo de vida dos sonhos. O que de fato nos move, nos motiva e nos acrescenta energia no dia a dia.
Ao aplicar, quase que diariamente, toda nossa energia com aquilo que não queremos, nos distrairmos com as disfunções, esquecemo-nos de fazer a principal das perguntas: O que eu tenho que fazer para ter uma vida melhor e mais feliz?

O autoconhecimento é o processo interno que traz a clareza e a motivação necessárias para construir a quantidade de resultados que desejamos, desfrutando de alegria à medida que nos movemos pela vida.
Florescimento Humano depende muito mais dos recursos que vem de dentro de nós do que aqueles que estão do lado de fora. E mesmo nos ambientes mais áridos, é possível florescer.
E o nosso desafio, é mobilizar o maior número de pessoas que querem atingir o máximo de seu potencial…e fazer com que essas pessoas se conectem com a melhor parte de si, que estimulem as emoções positivas, que descubram e apliquem suas forças de caráter, que estabeleçam suas metas imbuídas de proposito, que construam relacionamentos de valor e que alcancem uma existência plena e feliz.

Please follow and like us:
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments